Com a morte do papa Francisco, na madrugada desta segunda-feira (21/4), o Vaticano e a Igreja Católica já procuram o próximo líder da Santa Sé. Entre os favoritos, estão nomes de todo o mundo.
Como funciona a escolha?
A escolha do novo líder ocorre atrvés de um conclave, no qual apenas cardeais com menos de 80 anos têm direito a voto. O processo é secreto e pode exigir várias rodadas de votação até que um candidato obtenha dois terços dos votos.
A escolha do Papa Francisco
O Papa Francisco foi escolhido em março de 2013 por 116 dos 120 cardeais após a renúncia de Bento XVI no mês anterior. Agora, a Igreja tem de 15 a 20 dias para organizar o conclave para a escolha do novo papa.
Os favoritos
Entre os favoritos ao posto está o italiano Matteo Zuppi, arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana.

O filipino Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila. Conhecido como continuador das reformas de Francisco, ele é visto como uma opção para fortalecer a presença da Igreja na Ásia.

O cardeal ganês Peter Turkson também aparece entre os favoritos. Ele é defensor de pautas ligadas à justiça social, e pode se tornar o primeiro papa negro da história.

Já o húngaro Péter Erdő, membro do Conselho para a Economia da Santa Sé, é outro nome cogitado, porém, a candidatura dele depende do cenário político dentro do conclave.

Leia também:
Jair Bolsonaro lamenta morte do papa Francisco e cita espiritualidade para “tempos de incerteza”
Papa Francisco: saiba a causa da morte do líder religioso aos 88 anos
E os brasileiros?
Francisco foi o primeiro latino-americano a ocupar o cargo religioso, o que abriu portas a novas oportunidades aos brasileiros. Embora o cenário atual seja menos favorável para Brasil, alguns nomes são citados como possíveis candidatos.

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, é um dos nomes, mesmo com poucas chances ao cargo. O Brasil conta com sete eleitores no conclave. Além de Spengler, dom Leonardo Steiner e dom Paulo Cezar Costa têm direito a voto e podem estar entre as opções para o papado.