Uma nova espécie de perereca foi descoberta em um parque natural da Amazônia peruana na última quinta-feira (30/11). A novidade é fruto do trabalho de cientistas do Peru, em parceria com pesquisadores alemães, ambos da Universidade de San Marcos de Lima.
“Encontramos uma nova espécie de perereca. Esta descoberta é importante porque nos ajuda a registrar a verdadeira biodiversidade do Peru. Estas pererecas foram observadas à noite, enquanto coaxavam em arbustos próximos, e seus cânticos foram registrados com gravadores para análise”, disse o biólogo Ernesto Castillo.
Leia mais:
Milei nomeia “ex-extremista” para Ministério do Tesouro
Estudo de Harvard alerta pessoas a parar de comer arroz branco
De acordo com ele, a perereca do gênero Pristimantis é muito particular porque seu desenvolvimento é direto. Não precisam passar pelo estado larval, passam direto do ovo para a forma de um adulto pequeno.
O nome dado à espécie, Pristimantis Loeslein, é uma homenagem à família alemã Löslein, que apoiou a pesquisa taxonômica e conservação de espécies no Peru. Medindo entre 20 e 23 centímetros, a perereca é verde e tem olhos dourados.
A descoberta ocorreu há poucas semanas no Parque Nacional Cordilheira Azul, uma área natural protegida de 13.500 km².
Essa área natural abriga mais de 1.000 espécies de vertebrados e cerca de 6.000 espécies de plantas.
*Com informações do Metrópoles