O craque Neymar desembarcou na Arábia Saudita nesta sexta-feira (18), onde vai jogar pelo Al-Hilal até 2025. Mas um acessório que o brasileiro utilizava no momento da chegada chamou atenção: um colar com um crucifixo.
O crucifixo despertou curiosidade pelo fato de que Neymar, declaradamente cristão, vai atuar em um país cujo a cultura, especialmente em relação à religião, é diferente do Brasil e dos países em que o jogador já atuou.
Leia também:
Neymar é anunciado oficialmente pelo Al-Hilal
Nas redes sociais, internautas comentaram a cena.
O NEYMAR COM UM CRUCIFIXO NO PEITO CHEGANDO NA >ARÁBIA SAUDITA< pic.twitter.com/NqCjV9cvL2
— memes futebolisticos. – vito (@Mfutebolisticos) August 18, 2023
Neymar na apresentação no Al-Hilal:
Com um CRUCIFIXO na ARÁBIA SAUDITA
Parecendo um PADRE
Vai postar um versículo da Bíblia depois de TODOS OS JOGOS
E um que Deus nos proteja antes das partidasNão tem como o homem é 100% Jesus!! pic.twitter.com/kEextIoWK1
— サッカー言語 (@languagefootbal) August 18, 2023
A Arábia Saudita é um país islâmico e tem leis rígidas em muitos campos sociais, mas com relação a professar outras religiões, é necessário se atentar à alguns pontos, conforme explica o professor de Geopolítica do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da UFRJ Fernando Brancoli, em entrevista ao jornal O Globo.
“A gente está falando de um país que tem como base jurídica o Alcorão e algumas normas suplementares. Então, não há uma norma que proíbe, por exemplo, usar algum tipo de utensílio ou item religioso. Mas isso pode variar dependendo do contexto. Dentro de uma mesquita é proibido símbolos que não são islâmicos. A princípio, ele poderia ter problemas em usar esse tipo de cruz em contexto público”, explica.
No caso de Neymar, o status do atleta deve fazer com que ele acabe encontrando brechas para continuar utilizando o acessório ou manifestando a fé cristã, a exemplo de outro craque. Cristiano Ronaldo, que atualmente defende o Al Nassr, também da Arábia Saudita, comemorou um gol com o sinal da cruz e nada foi feito com o jogador.