Nepal registrou o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo do país, nessa quarta-feira (29/11). Ram Bahadur (Maya) Gurung, de 36 anos, que nasceu do sexo masculino, mas se identifica como mulher, e Surendra Pandey, de 26 anos, que se reconhece como homem, tiveram a união formalmente registrada no escritório do município rural de Dordi.
“Nós dois estamos muito felizes. Como nós, todos os outros em nossa comunidade também estão felizes”, disse Pandey em uma entrevista por telefone.
Leia também:
VÍDEO: “Sereia” fica presa em aquário e luta para chegar à superfície
Irmãos brasileiros são presos na Espanha por divulgação de material terrorista
Brasil abre consulado na África e cria mais três embaixadas
Em 2016, o casal que está junto há nove anos, se casou de acordo com rituais hindus na capital, Katmandu, mas não havia oficializado a união perante a Justiça até esta semana.
Em junho, a Suprema Corte do país asiático emitiu uma ordem provisória para que pessoas do mesmo sexo e casais não tradicionais possam registrar o casamento de forma “temporária” até que uma nova estrutura legal seja feita para tornar a união permanente.
“Emitimos a certidão de registro de casamento para o casal em consideração à ordem da Suprema Corte e instruções das autoridades governamentais relevantes”, disse Hem Raj Kafle, diretor administrativo do município rural de Dordi.
Taiwan é o único outro lugar para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo na Ásia que agora junto ao Nepal se opõem aos países Bangladesh, Butão, Índia, Paquistão, Sri Lanka e Maldivas que continuam conservadores.
*com informações CNN e Poder 360