
Na Bélgica, acidente com feridos marca prova de ciclismo; medalhista olímpico teve costelas fraturadas
Um acidente com ferimentos graves marcou a prova Dwars door Vlanderen, em Flandres, na Bélgica, nesta quarta-feira (27/03). A colisão entre os ciclistas aconteceu a 67 quilômetros do final da corrida, durante a descida em direção ao Kanarieberg e deixou vários atletas feridos caídos na pista.
A transmissão da prova mostrou o momento do acidente, quando um dos ciclistas despenca e causa o “efeito dominó” em quem vinha atrás.
Leia mais:
Autoridades belgas apreendem 12 milhões de cigarros em fábrica ilegal
Rússia acusa Ucrânia, EUA e Reino Unido de estarem por trás de ataque em Moscou
A câmera se aproxima e mostra vários atletas caídos e visivelmente feridos; em certo momento, é possível escutar choro no ambiente. Um dos mais afetados foi o belga Wout van Aert — campeão mundial, medalhista de prata em Tóquio 2020 e estrela do Tour de France. Ele aparece com a roupa rasgada e as costas feridas.
“Infelizmente, Wout van Aert sofreu várias fraturas no acidente hoje”, disse a equipe em comunicado. “Uma clavícula e várias costelas quebradas foram diagnosticadas no hospital. Não está claro quanto tempo levará sua recuperação […] Ele definitivamente sentirá falta do Tour de Flandres, Paris-Roubaix e da Amstel Gold Race. Desejamos a Wout tudo de bom e uma rápida recuperação!”
Outros grandes nomes da prova, como Mads Pedersen, Jasper Stuyven e Biniam Girmay também caíram no mesmo acidente.
A prova belga serve de aquecimento para uma das maiores provas do calendário do ciclismo, a Ronde van Vlaanderen, que acontece já no domingo (31/03). Muitos favoritos compareceram à competição desta tarde justamente para se preparar para o final de semana.
Com grupo reduzido após o acidente, Matteo Jorgenson venceu a edição da Dwars door Vlanderen.