Várias pessoas morreram e outras ficaram feridas após um motorista atropelar uma multidão durante um festival, em Vancouver, no Canadá. De acordo com a polícia de Vancouver, pelo menos nove pessoas morreram.
O incidente ocorreu por volta das 20h do sábado (26/4), horário local de Vancouver, o que corresponde a 0h de domingo (27), horário de Brasília.
Em post no X, o departamento de polícia de Vancouver informou que descartou a possibilidade de ato de terrorismo. Veja abaixo:
A number of people have been killed and multiple others are injured after a driver drove into a crowd at a street festival at E. 41st Avenue and Fraser shortly after 8 p.m. tonight. The driver is in custody. We will provide more information as the investigation unfolds. pic.twitter.com/Iqh5AK5Au3
— Vancouver Police (@VancouverPD) April 27, 2025
Leia mais:
VÍDEO: No CE, pai e filha param para pegar moeda no chão e escapam de atropelamento
Homem condenado por atropelar e matar 35 pessoas é executado na China
Atropelamento em festival
O atropelamento aconteceu durante as comemorações do Dia de Lapu-Lapu, um evento cultural filipino que homenageia o chefe indígena Lapu-Lapu, que liderou a vitória sobre as forças colonizadoras comandadas pelo português Fernão de Magalhães.
Uma multidão participava das celebrações. Segundo testemunhas, um veículo preto trafegava de modo irregular na área do festival. Em dado momento, ele avançou contra a aglomeração de pessoas.
O motorista foi detido pelas autoridades, que confirmaram a prisão por meio de uma postagem nas redes sociais. Sua identidade ainda não foi divulgada. Segundo a rede de TV CBC, ele é um homem e tem por volta de 30 anos.
O número total de vítimas ainda não foi divulgado. O crime está sendo investigado pela Seção de Crimes Graves do Departamento de Polícia de Vancouver.
Em post no X, o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, lamentou a tragédia. Ele escreveu:
“Apresento minhas mais profundas condolências aos entes queridos dos mortos e feridos, à comunidade filipino-canadense e a todos em Vancouver. Estamos todos de luto com vocês. Estamos monitorando a situação de perto e agradecemos aos nossos socorristas pela rápida ação”.
*Com informações de G1 e UOL.