Nesta terça-feira (7/1), a Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram, informou que está encerrando o seu programa de verificação de fatos para adotar as “notas de comunidade”, um recurso parecido com o implementado pela plataforma X, de Elon Musk.
O presidente-executivo da empresa, Mark Zuckerberg, fez o anúncio em uma publicação no Instagram.
📌 Meta encerra sistema de checagem de fatos e adota 'notas de comunidade' como no Xhttps://t.co/qhqkxep60j pic.twitter.com/siSsKiSPdE
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 7, 2025
Os Estados Unidos da América (EUA) será o primeiro país a receber o fim do sistema de checagem de fatos da Meta, segundo o vice-presidente de assuntos globais da empresa, afirmou Joel Kaplan.
Leia mais:
Mark Zuckerberg, dono do Facebook, anuncia mais 10 mil demissões na empresa
WhatsApp, Instagram e Facebook: Meta se pronuncia sobre instabilidades
Qual é o novo sistema?
O mecanismo que a Meta vai adotar é semelhante ao utilizado pelo X, antigo Twitter. Na metodologia, a moderação de conteúdo é realizada pelos próprios usuários, através de notas explicativas às publicações.
A principal função da nova metodologia é fornecer contexto adicional, para evitar conteúdo enganoso ou potencialmente polêmico.
“Agora, nosso foco será em filtros para combater violações legais e de alta gravidade. Para casos de menor gravidade, iremos depender de denúncias, antes de tomarmos qualquer ação”, afirmou Zuckerberg no vídeo.
Zuckerberg não explicou o motivo da mudança mas acrescentou que a equipe de “confiança, segurança e moderação de conteúdo” será transferida para a Califórnia, durante a revisão de conteúdos postados nos EUA que será centralizada no Texas.
O que é a Meta?
A Meta é a empresa controladora do Facebook e Instagram, fundada por Mark Zuckerberg.
Originalmente conhecida como Facebook Inc., a empresa foi renomeada para Meta Platforms em 2021, refletindo uma mudança estratégica em direção ao desenvolvimento do metaverso, um ambiente digital imersivo e interativo que visa integrar experiências virtuais, realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR).
A Meta também administra as tecnologias de VR através da Oculus. O objetivo de Zuckerberg com a Meta é criar um ecossistema digital onde as pessoas possam socializar, trabalhar e interagir em espaços virtuais. Essa visão é considerada o futuro da internet, onde o metaverso será uma nova forma de conectar pessoas em um mundo virtual tridimensional.