Uma balsa improvisada naufragou no litoral norte de Moçambique, na África, e pelo menos 91 pessoas morreram, neste domingo tentando escapar de um surto de cólera (7/4). As pessoas estavam em um barco de pesca que estava sendo usado como balsa e navegava superlotado de passageiros: cerca de 130 pessoas estavam à bordo, de acordo com autoridades locais.
“Devido ao fato de o barco estar superlotado e não ser adequado para o transporte de passageiros, acabou afundando, 91 pessoas perderam a vida”, informou Jaime Neto, secretário de Estado de Nampula. Entre os mortos, há muitas crianças, acrescentou o funcionário.
Entre os mortos, há muitas crianças, acrescentou o funcionário. Até o momento, os socorristas encontraram cinco sobreviventes e as buscas continuam, mas as condições do mar dificultam a operação.
Leia também:
VÍDEO: Elefante persegue jipe, deixa uma turista morta e fere outros cinco em safári na África
Cruzeiro esquece nove passageiros em ilha na África Central
Pânico
A maioria dos passageiros viajou para a ilha devido ao pânico causado pela desinformação sobre um surto de cólera, disse Neto.
Moçambique registrou cerca de 15 mil casos e 32 mortes desde outubro devido a esta doença, que é transmitida ao consumir alimentos ou água contaminados. Nampula é uma das áreas mais afetadas e registrou um terço dos casos.
As autoridades informaram que uma equipe de investigadores está trabalhando para determinar as causas do naufrágio.
🚨Mais de 90 pessoas morreram, na tarde de domingo, num naufrágio de uma embarcação de pesca, que transportava passageiros na Ilha de #Moçambique. A maior parte dos corpos sem vida foram achados já na costa https://t.co/NjzqYUOKK4 via @Canal_Moz #Mozambique #Nampula #SOS pic.twitter.com/G868ZWNrem
— Alexandre Nhampossa (@AllexandreMZ) April 8, 2024
*Com informações Itatiaia