“Eles querem que isso seja feito secretamente, sem despedida. Eles querem me levar à beira de um cemitério, a um túmulo fresco e dizer: aqui está seu filho. Eu não concordo com isso. Eles estão me chantageando, estabelecendo as condições de onde, quando e como Alexey deve ser enterrado”.
Ela disse que lhe tinham mostrado o corpo e a certidão de óbito. A equipe de Navalny disse que a certidão de óbito afirmou que o político da oposição morreu de causas naturais. A mãe de Navalny e seu advogado viajaram para Salekhard, onde as autoridades prisionais disseram que o corpo do líder da oposição será examinado, mas quando chegaram ao necrotério, disseram que o corpo não estava lá.
Leia mais:
Argentina enfrenta explosão de casos de dengue
Voo tem rota desviada após asa do avião quebrar no ar
Navalny, 47 anos, o político de oposição mais conhecido da Rússia, morreu repentinamente em uma colônia penal no Ártico na semana passada. Sua equipe e família alegaram que o Kremlin o assassinou. O Kremlin negou repetidamente qualquer envolvimento no caso.
Navalny foi detido e enviado para essa prisão russa em 2021, depois de ter voltado da Alemanha à Rússia, onde se recuperava de um envenenamento por Novichok, atribuindo o ato ao governo russo. As preocupações com sua saúde aumentaram no início de abril de 2023, quando sua equipe relatou que ele estava enfrentando graves problemas estomacais e havia perdido peso.