A Fronteira de Venezuela com o Brasil, em Pacaraima (RR) está fechada por determinação do governo Venezuelano e seu presidente Nicolás Maduro. Segundo informação da Polícia Militar de Roraima, a operação de fechamento iniciou na manhã desta sexta-feira (10/01), onde a Guarda Nacional Bolivariana está realizando o controle da fronteira.
O governo da Venezuela também fechou, sua fronteira com a Colômbia, horas antes da posse do ditador Nicolás Maduro. A proibição ocorre em meio a promessas do líder opositor Edmundo González de retornar à Venezuela para tentar impedir o chavista de assumir um terceiro mandato. A fronteira colombiana com o Estado venezuelano de Táchira é a principal entrada por terra no país.
Leia mais:
EUA aumentam para R$ 150 milhões recompensa pela prisão de Nicolás Maduro
Brasil envia embaixadora à posse de Nicolás Maduro, diz site
Nicolás Maduro tomou posse nesta sexta-feira (10/01). Maduro ficará no poder até 10 de janeiro de 2031. O ditador está há quase 12 anos na presidência e seu governo ficou marcado por uma profunda crise econômica e social.
A Polícia Militar de Roraima informou que, apesar do fechamento, a movimentação de pedestres segue dentro da normalidade.
Ressalta, no entanto, que houve uma “redução no fluxo migratório de entrada no Brasil, mas sem alterações significativas”.
Em nota, a PM de Roraima informou que as movimentações ao longo da fronteira do Brasil com o país vizinho “seguem dentro da normalidade”.
NOTA OFICIAL
A Polícia Militar de Roraima informa que as movimentações ao longo da fronteira do Brasil com o país vizinho seguem dentro da normalidade, com uma leve redução no fluxo migratório de entrada no Brasil.
A PMRR permanece monitorando a divisa do lado brasileiro em razão da posse presidencial nesta sexta-feira (10). É importante ressaltar que, historicamente, a Venezuela, em situações similares, impõe restrições à passagem em seu território pela fronteira em Pacaraima (RR).