O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurou uma sala com seu nome na Guiana nesta quinta-feira (29/2). A cerimônia aconteceu durante uma reunião bilateral entre Lula e o presidente da Guiana, Irfaan Ali, no Centro de Conferência Arthur Chang, em Georgetown.
Ali explicou que a sala foi nomeada em homenagem a uma visita de Lula a Georgetown em 2010, durante seu segundo mandato, quando o presidente da Guiana era Bharrat Jagdeo, atual vice-presidente.
Leia também:
Na Guiana, Lula diz que quer América do Sul como “zona de paz no planeta”
Sem citar Venezuela, Lula prega paz entre vizinhos na Guiana
Segundo Ali, durante a visita de Lula em 2010, o ar-condicionado quebrou e o presidente brasileiro ficou extremamente suado devido ao calor. Mesmo assim, Lula continuou a reunião, demonstrando determinação. A imprensa só pôde participar do início da reunião.
Após a visita a Georgetown, Lula seguirá para São Vicente e Granadinas, no Caribe, para participar da cúpula de líderes da Celac (Comunidade dos Estados Latino-americanos e do Caribe) nesta sexta-feira (1º/3). Lá, ele se encontrará com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e um dos temas a ser discutido será a disputa territorial de Essequibo, região reivindicada historicamente pela Venezuela, o que tem gerado tensões entre os dois países desde a descoberta de reservas de petróleo na região guianesa em 2015.
O encontro entre Lula e Maduro ocorre após uma reunião entre os chanceleres dos dois países em Brasília, mediada pelo ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores), um mês antes. A relação entre Georgetown e Caracas tem sido marcada por tensões devido à disputa territorial e aos interesses econômicos envolvidos.
*Com informações Metrópoles e UOL