Começaram nesta quarta (29/05) as deliberações dos jurados no julgamento criminal do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. O júri vai trabalhar até às 17h30 (no horário de Brasília). Se não chegarem a uma conclusão, a deliberação será retomada nos próximos dias.
Trump enfrenta 34 acusações criminais de falsificação de documentos comerciais para encobrir o pagamento à ex-atriz de filmes pornográficos Stormy Daniels. Ele é acusado de ter comprado o silêncio dela a respeito de um caso amoroso que tiveram, durante a campanha presidencial de 2016, e usado recursos de campanha para fazê-lo.
O juiz do tribunal disse que os jurados deveriam entregar seus telefones celulares e quaisquer outros dispositivos eletrônicos a um oficial do tribunal enquanto estiverem envolvidos nas deliberações. O júri só pode discutir o caso na presença de todos os 12 integrantes.
Leia mais:
Eleições nos EUA: Biden desafia Trump para 2 debates e republicano diz “estou pronto”
Biden tem 1 ponto de vantagem sobre Trump, diz pesquisa Reuters/Ipsos
Com esse julgamento, Trump se tornou o primeiro ex-presidente dos EUA a enfrentar uma acusação criminal. O ex-presidente responde a outras acusações na justiça, que ainda serão julgadas.
Se considerado culpado, Trump pode ser condenado a até quatro anos de prisão – embora a pena de prisão seja improvável para um réu pela primeira vez condenado por tal crime.
A prisão também não o impediria de concorrer nas eleições americanas de novembro: Trump, pelo partido Republicano, vai enfrentar o democrata, e atual presidente, Joe Biden, que busca a reeleição. O veredito também não impedirá o republicano de assumir o cargo, caso vença.
*Com informações de CNN Brasil