Morreu nesta segunda-feira (7/4), aos 73 anos, o ator Jay North, que ganhou fama em 1959, quando interpretou Dennis, o Pimentinha, na famosa série de televisão. A morte do ator foi confirmada pelo TMZ, e segundo a revista The Hollywood Reporter, Jay enfrentava um câncer colorretal.
Jay North alcançou a fama ainda na infância, aos oito anos, quando deu vida ao travesso e carismático Dennis Mitchell, protagonista da série exibida originalmente entre 1959 e 1963. A produção foi baseada nas tirinhas criadas por Hank Ketcham e se tornou um sucesso televisivo, gerando versões animadas e adaptações cinematográficas nas décadas seguintes.
Segundo Laurie Jacobson, amiga próxima do ator, North já enfrentava a doença há algum tempo, mas seu estado de saúde piorou em março. Ela afirmou que, nos últimos meses, ele vinha se mantendo afastado de amigos e conhecidos por conta da fragilidade causada pelo tratamento.
Nascido em 3 de agosto de 1951, Jay North começou a atuar com apenas seis anos de idade e conquistou o público ao interpretar o menino bem-intencionado, porém encrenqueiro, que vivia causando confusões com o vizinho, o Sr. Wilson. O papel lhe rendeu fama internacional, mas também trouxe desafios pessoais.
Leia mais
Lobo de “Game of Thrones” extinto há 13 mil anos volta a vida através de biotecnologia
Pai de Santo de Anitta participa de manifestação pró-anistia ao lado de Bolsonaro
Em entrevistas, o ator revelou que, apesar do sucesso, a experiência na série foi marcada por pressões e momentos difíceis, especialmente após a morte de Joseph Kearns, que interpretava o Sr. Wilson, em 1962. “Entre as pressões do trabalho e a morte de Joe, eu me tornei uma criança muito séria, mórbida e reclusa do mundo”, afirmou North em 1993. “Eu era a antítese daquele menino que eu interpretava na série de TV.”
Após o fim de Dennis, o Pimentinha, North participou de outras produções televisivas, como 77 Sunset Strip, The Donna Reed Show, O Agente da U.N.C.L.E. e Jericho. Mais tarde, ele migrou para a dublagem, emprestando sua voz a desenhos animados como Os Flintstones, Bam-Bam e Pedrita, Banana Splits e Os Simpsons.
Além de seu trabalho artístico, Jay North se dedicou, nos últimos anos, a apoiar ex-atores mirins por meio de uma organização voltada à assistência dessas celebridades infantis. Ele também atuou como agente penitenciário no estado da Flórida.
Seu último trabalho no cinema foi no filme Dickie Roberts, o Pestinha Cresceu, lançado em 2003. Jay North era casado com Cindy, sua terceira esposa, e deixa duas enteadas.