Na madrugada desta terça-feira (1º/10), Israel anunciou ter iniciado operações terrestres “limitadas, localizadas e direcionadas” contra alvos do Hezbollah em uma área fronteiriça no sul do Líbano. A aviação e artilharia israelenses estariam fazendo ataques de apoio.
Por causa da incursão, as Forças de Defesa de Israel ordenaram a evacuação imediata de 25 vilas na região sul do Líbano. As vilas com ordem de evacuação ficam ao norte do rio Awali, e o aviso foi dado pelas redes sociais.
No X, as Forças de Defesa publicaram:
“As Forças de Defesa de Israel não querem machucar você. Para a sua própria segurança, evacuem as casas imediatamente”.
A mensagem ainda diz que os moradores serão avisados de quando for seguro voltar para suas casas.
Leia mais:
Hezbollah diz que está preparado para ataque por terra de Israel ao Líbano
Israel rejeita cessar-fogo proposto por EUA e França e anuncia: “Até a vitória”
Ao menos 600 pessoas teriam buscado abrigo no monastério libanês em Rmeish, segundo a agência de notícias Reuters. E a sede de um canal de TV em Beirute foi destruída: O canal pró-hezbollah As-Sirat TV, localizado na região sul da capital, foi a primeira instituição de mídia atingida durante o conflito recente, segundo o canal Al Jazeera.
O Exército israelense informou que não encontrou resistência, e nenhum soldado foi morto ou ferido. O Hezbollah, por outro lado, negou que Israel tenha começado a ofensiva terrestre.
Há mais de uma semana, o exército israelense continua bombardeando o Líbano, com o objetivo de erradicar o grupo terrorista Hezbollah.
Com informações de Metrópoles e UOL.