22.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Israel fecha escritório da Al Jazeera no país; Agência chama de ‘atitude criminosa’

Publicado em:

- Anúncio -

O governo israelense ordenou neste domingo (05/05), que a Al Jazeera, agência estatal da monarquia do Qatar, fechasse os escritórios locais. Com isso, aumentando a disputa entre a emissora e o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Inspetores do Ministério das Comunicações e oficiais da Polícia de Israel foram até um quarto de hotel, usado como escritório, para confiscar os equipamentos.

O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu bloqueou a rede enquanto a guerra em Gaza continuava. Ele disse que as redes de televisão do Catar ameaçam a segurança do país.

A Al Jazeera tem sido alvo de críticas há meses por parte do governo de Netanyahu. A rede afirmou que “recorrerá a todas os meios legais disponíveis, através de instituições jurídicas  para proteger tanto os seus direitos como os dos jornalistas, assim como o direito de acesso à informação”.


Saiba mais:

TSE rejeita recurso e mantém inelegibilidade de Bolsonaro e Braga Netto por abuso de poder no 7 de setembro

Revitalização do Centro: pré-candidatos a prefeito usam o Centro Histórico na disputa eleitoral


A situação foi classificada por AL Jazeera com uma “ação criminosa” e rejeitou a acusação de que a rede ameaçava a segurança israelense como uma “mentira perigosa e ridícula” que coloca seus jornalistas em risco.

Walid Omary, chefe do veículo em Israel e nos territórios palestinos, informou que a decisão da Justiça israelense é perigosa e provocada mais por questões políticas do que profissionais. 

O parlamento de Israel afirmou no mês passado uma lei que permite o fim temporário em Israel de emissoras estrangeiras.

A lei permite que Netanyahu e o seu gabinete de segurança fechem os escritórios da rede em Israel durante 45 dias, período que pode ser prorrogado, para que possa permanecer em vigor até ao final de julho ou até ao final das grandes operações militares em Gaza.

Os líderes políticos do Hamas, estão buscando mediar um acordo de libertação de reféns que poderá pôr fim à guerra em Gaza.

*Por Thayná Sousa, com informações da CNN

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -