O Ministério das Finanças de Israel, anunciou nesta segunda-feira (25/12) que a guerra contra o Hamas em Gaza custará ao país pelo menos mais 50 bilhões de shekels (cerca de 14 bilhões de dólares) em 2024.
Segundo o vice-comissário de Orçamento do ministério, Itai Temkin, o planejamento estipulado até fevereiro de 2024 deverá aumentar o déficit de 75 bilhões de shekels para 114 bilhões de shekels no próximo ano, com isso a diferença exigiria o corte de outras despesas ou o aumento da receita.
A projeção que conta com o encerramento do combate em fevereiro acrescenta, em dois meses, 30 bilhões de shekels para segurança e outros 20 bilhões para despesas civis e outras, segundo o vice-comissário de Orçamento do ministério, Itai Temkin.
Leia mais:
“Uma loucura indesculpável” diz Papa ao pedir cessar-fogo entre Israel e Hamas
Nova trégua depende do Hamas, declara presidente de Israel
De acordo com o comunicado de Temkin aos parlamentares do Comitê de Finanças do Knesset, os gastos totais com defesa se elevariam em mais de 48 bilhões de shekels além do que havia sido inicialmente alocado.
Os gastos orçamentários totais em 2024 subiriam para 562,1 bilhões de shekels em relação aos 513,7 bilhões planejados e levariam a um déficit orçamentário de 5,9% do Produto Interno Bruto, acima da meta de 2,25%.
Ele também disse que, no momento, não era possível planejar a possibilidade de que a guerra contra os islamitas palestinos do Hamas em Gaza se estendesse até março ou mais.
“É possível que… tenhamos que atualizá-lo e teremos que atualizá-lo à medida que a guerra se prolongar”, disse ele.
*com informações CNN