Segundo fontes libanesas, um ataque israelense no sul do Líbano nesta segunda-feira (8/1) matou o comandante sênior da força de elite Radwan, uma unidade de forças de operações especiais do Hezbollah, Wissam al-Tawil, vice-chefe de uma unidade do grupo.
O vice-chefe do Radwan, que tem sua principal missão em infiltrar-se no território de Israel, foi atingido com mais um combatente, no carro quando estavam na vila libanesa de Majdal Selm.
“Esse é um ataque muito doloroso”, afirmou uma das fontes de segurança.
Wissam al-Tawil, known as Jawad, a key Hezbollah area commander, was reportedly killed in an Israeli strike in Khirbat Salem, Lebanon.
Jawad, a reportedly significant figure within Hezbollah, played a pivotal role in the organization's operations southern Lebanon.
Source: Reuters pic.twitter.com/tLcFs6WyFp— Islamic Defense Analysis (@Islam_Observer_) January 8, 2024
Um oficial de segurança confirmou à AFP, a morte do vice comandante, que “teve um papel de liderança na gestão das operações do Hezbollah no sul”, mas solicitou anonimato por questões de segurança, acrescentando que “foi morto num ataque israelita contra o seu carro no sul”.
Leia mais:
Austrália proíbe gestos nazistas e comércio de símbolos associados ao terrorismo
EUA: Porta de avião que caiu durante voo é encontrada em quintal de professor
Tensões
Desde o início da guerra, em 7 de outubro, o Hezbollah perdeu mais de 130 combatentes em bombardeios israelenses no sul do Líbano.
As tensões na fronteira entre Israel e Líbano aumentaram desde que o vice-chefe do Hamas, Saleh al-Arouri, foi morto por um drone nos subúrbios ao sul de Beirute, um reduto do Hezbollah, aliado do Hamas, num ataque amplamente atribuído a Israel.
O secretário-geral do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, alertou Israel em dois discursos televisionados na semana passada para não lançar uma guerra em grande escala contra o Líbano.
*com informações CNN