O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, disse que o país espera sinceramente que Israel não repita “o péssimo erro anterior”, fazendo referência ao aparente ataque israelense ao complexo de embaixadas do Irã em Damasco, na Síria. A declaração foi dada nesta quinta-feira (18/04) como um alerta a Israel.
“Caso o regime israelense embarque novamente no aventureirismo e tome medidas contra os interesses do Irã, nossa próxima resposta será imediata e em um nível máximo”, disse Amir-Abdollahian.
Leia mais:
Estados Unidos anunciam imposição de sanções contra o Irã após ataque a Israel
Na ONU, representante de Israel compara líder iraniano a Adolf Hitler
“Nossa resposta será decisiva através da embaixada suíça em Teerã”, disse ele.
Ao Conselho de Segurança da ONU, Amir-Abdollahian disse que o Irã enviou uma mensagem à Casa Branca e a Washington DC, “a administração na qual reiteramos que, se o regime israelense cometer o grande erro mais uma vez, nossa resposta será decisiva, definitiva e lamentável para eles”. A Missão Permanente Iraniana nas Nações Unidas é um dos únicos lugares que ele pode estar nos EUA, dadas as restrições do Departamento de Estado.
Os mísseis e drones que o Irã disparou contra Israel no sábado (13/04) foram realizados em resposta aos supostos ataques israelenses e “ficaram dentro de um mínimo de estragos”, disse ele, acrescentando que a intenção era tomar “uma ação de intensidade igual”, “para que se saiba que temos os meios para responder.”