As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Investigação preliminar aponta que “interferência externa” causou queda de avião no Cazaquistão

Investigação preliminar aponta que “interferência externa” causou queda de avião no Cazaquistão

Novas imagens mostram buracos na fuselagem de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão em 25 de dezembro de 2024 (Foto: Reprodução/Lada.kz via AP).

A Azerbaijan Airlines, companhia aérea nacional do Azerbaijão, afirmou nesta sexta-feira (27/12) que “interferência externa e técnica” causou a queda do avião, fabricado pela Embraer, no Cazaquistão. A empresa estaria conduzindo uma investigação preliminar sobre a queda da aeronave na quarta (25), que matou 38 pessoas.

A companhia aérea disse também que suspendeu voos do Azerbaijão para oito cidades russas “por potenciais riscos de segurança”. As cidades são Sochi, Mineralnye Vody, Volgogrado, Ufa, Samara, Saratov, Nizhny Novgorod e Vladikavkaz.

Segundo agências de notícias, a queda de avião da Embraer, que voava de Baku, capital do Azerbaijão, para a cidade russa de Grozny, é atribuída ao sistema de defesa aéreo russo, que teria abatido a aeronave após confundi-la com um drone ucraniano.


Leia mais:

Avião que caiu em Manicoré tinha documentação irregular, aponta Anac

VÍDEO: Destroços do avião que caiu em Manicoré são encontrados; não há sobreviventes


Rússia não assumiu a autoria pela queda do avião. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou nesta sexta-feira que uma investigação está em andamento para apurar a queda do avião da Azerbaijan Airlines e ofereceu ajuda ao governo do Azerbaijão nas investigações.

Imagens divulgadas nesta sexta-feira mostram buracos na fuselagem da parte traseira da aeronave. (foto de destaque acima)

De acordo com a Reuters, havia relatos de que drones militares ucranianos sobrevoavam a região onde houve a queda, perto do sul da Rússia. O governo dos Estados Unidos também disse que “indicações preliminares” apontam para o sistema de defesa russo como causa do incidente.

A aeronave, da Azerbaijan Airlines, caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão. Das 67 pessoas a bordo, 38 morreram e 29 sobreviveram. Veja abaixo vídeo do momento da queda:

*com informações de G1