A Meta, empresa responsável pelo Instagram, anunciou nesta quinta-feira (11/4), novas medidas para proteger menores de idade de chantagens com fotos íntimas. A plataforma terá uma função para desfocar as fotos íntimas, ou “nudes”, em mensagens diretas.
Essa será uma funcionalidade automática nas contas de menores, detectando as imagens de nudez recebidas via direct e as desfocando.
“Desta forma, o destinatário não será exposto de forma indesejada a conteúdos íntimos e tem a opção de ver ou não a imagem”, explicou à AFP Capucine Tuffier, responsável pela proteção à infância da Meta na França.
Também serão enviadas mensagens ao remetente e ao destinatário destas imagens para conscientizar sobre o problema da chantagem com fotos íntimas, também conhecida como “sextorsão”.
“O objetivo é reduzir a criação e envio desse tipo de imagem”, afirmou Tuffier.
Além disso, caso uma conta seja identificada pelas ferramentas de IA da Meta como possível fonte deste tipo de chantagem, suas interações com usuários menores serão severamente restringidas. Não poderá, por exemplo, enviar mensagens privadas para a conta de menores, não terá acesso à lista completa dos seguidores deles e suas contas não aparecerão na ferramenta de busca, explicou Tuffier.
Leia também:
EUA: Meta desativa software que detecta fake news nas redes 3 meses antes de eleições decisivas
A Meta também avisará aos jovens usuários caso entrem em contato com um possível chantagista. O menor será então direcionado ao site de apoio “Stop Sextortion” e terá acesso a uma linha telefônica e a associações.
As novas medidas serão testadas a partir de maio em países da América Central e América Latina, antes de serem implementadas em todo o mundo nos próximos meses.
*Com informações AFP