No próximo sábado (9) começa o encontro dos líderes dos países que compõem o G20, o grupo de maiores economias do mundo na cidade de Nova Delhi, na Índia. Já o nome do país que consta nos convites para o jantar entre os chefes de Estado é Bharat.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, mudou o nome de Índia para a palavra em sânscrito que descreve o país no convite do jantar. Bharat pode a vir se tornar o nome oficial do país, em decorrência da movimentação política do BJP (partido nacionalista hindu), o mesmo do primeiro-ministro.
Segundo a rede de televisão News18, fontes governamentais anônimas afirmaram que os deputados do BJP podem apresentar em breve uma resolução para dar proeminência ao uso oficial de Bharat.
Leia mais:
Índia realiza missão histórica e pousa foguete no lado escuro da Lua
Brics anuncia ampliação do bloco: Argentina e mais 5 países são convidados
Bharat já é um dos nomes oficiais do país na Constituição indiana. Durante décadas, governos indianos tentaram apagar as marcas da era colonial britânica, renomeando ruas e até cidades. O primeiro-ministro Modi costuma utilizar o nome Bharat, enquanto os membros do BJP criticam a denominação “Índia”, afirmando que ela foi imposta pelo Reino Unido.
A Índia foi colônia do Reino Unido entre 1858 e 1947.