A idosa Qin, de 90 anos, que mora em Xiangyang, província de Hubei na China, se surpreendeu ao descobrir recentemente que durante duas décadas utilizou uma granada de mão, que ainda estava ativa, como ferramenta doméstica usava como martela e pilão.
A descoberta aconteceu quando a senhora estava de mudança, após funcionários contratados para ajudar, perceberem que o objeto tinha semelhança com uma granada. Ao confirmar que se tratava de uma bomba, procuraram imediatamente as autoridades especializadas em antibombas.
A senhora falou para as autoridades que tinha descoberto o artefato no quintal de sua casa e que utilizava para fins domésticos.
“Eu usava para triturar pimenta vermelha, quebrar nozes e até mesmo martelar pregos”, revelou ao jornal local Dazhong Daily.
Leia mais:
Polícia prende homens e apreende adolescente por tráfico de drogas em Manaus
O objeto, feito de metal com um cabo de madeira, aparentava ser um utensílio simples, até que sua verdadeira natureza veio à tona.
Segundo as autoridades, a granada apresentava várias danificações decorrentes ao longo dos anos por usos domésticos, como buracos causados pelas marteladas. Parte do fusível estava exposto, aumentando o risco de explosão a qualquer momento. Para assegurar que a comunidade ficasse segura, o artefato foi transportado para um local distante da cidade e detonado.