Os Estados Unidos confirmaram que irão enviar imigrantes ilegais para a Baía de Guantánamo, com o primeiro voo previsto para esta terça-feira (4/02). A informação foi confirmada pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.
A ordem do governo Trump é encaminhar cerca de 30 mil imigrantes para a base naval americana localizada em Cuba.
“Hoje, o primeiro voo dos Estados Unidos para a Baía de Guantánamo com migrantes ilegais está em andamento”, informou Karoline Leavitt durante um pronunciamento ao canal Fox Business.
Leia mais
Governo Lula busca negociar tratamento de deportados com Trump
VÍDEO: Governo Federal publica vídeo em apoio a brasileiros deportados
Além do voo para Guantánamo, os EUA já deportaram imigrantes para Guatemala, Peru, Honduras e Índia. Segundo informações do Pentágono, há planos para enviar outros 5.000 migrantes, que foram detidos nos estados do Texas e da Califórnia.
A prisão de Guantánamo
A prisão na base de Guantánamo foi estabelecida em 2002, durante o governo do então presidente George W. Bush. O local foi criado para abrigar suspeitos de terrorismo presos pelos americanos em operações de combate ao terrorismo realizadas fora dos EUA.
Desde sua criação, a prisão recebeu 780 detentos, sendo que 15 continuam sob custódia na base. Guantánamo também foi alvo de várias denúncias de maus-tratos, torturas e violações dos direitos humanos.