Iceberg gigante de gordura entope tubulação de esgoto em Londres

Engenheiros da empresa Águas do Tâmisa descobrem novo bloco de gordura no bairro Whitechapel, em Londres, no Reino Unido (Foto: Divulgação/Thames Water).
A empresa de água e esgoto do Reino Unido, a Thames Water (Águas do Tâmisa), informou que encontrou um bloqueio gigante de gordura na rede de esgoto de Whitechapel, distrito de Londres, famoso até hoje pelos crimes do assassino em série Jack, o Estripador, em 1885.
O “iceberg”, composto por gordura, óleos, restos de alimentos e resíduos que não deveriam ser descartados no vaso sanitário, pesa cerca de 100 toneladas e se estende por aproximadamente 100 metros.
Segundo a Águas do Tâmisa, o acúmulo desse tipo de resíduo aumenta durante dezembro e janeiro, quando as tradições culinárias de fim de ano levam mais pessoas a despejar gordura e molhos na pia. A empresa afirma que geralmente gasta cerca de £2,1 milhões (cerca de R$ 15,7 milhões) para remover obstruções apenas nesses dois meses.
Pesquisas encomendadas pela companhia mostram que grande parte da população despeja substâncias que solidificam nos canos. Entre os entrevistados, mais de 40% admitiram descartar sucos de carne na pia; 39% molho gravy (molho de carne tradicional); 18% gorduras animais; 28% creme e 21% pudins à base de leite. Esses materiais endurecem, bloqueiam tubulações e podem causar transbordamentos de esgoto em casas e vias públicas.
Leia mais:
Mascote bêbado é expulso de campo antes de goleada na Copa da Inglaterra
Hóspede passa dois anos isolado e deixa quarto de hotel gamer tomado por lixo
Não é a primeira vez que isso acontece: o bloqueio encontrado agora é considerado uma espécie de “neto” do fatberg (iceberg de gordura) de Whitechapel descoberto em 2017, um dos maiores já registrados no país. Assim como o anterior, o novo bloqueio surgiu da combinação de gorduras com itens não descartáveis, como lenços umedecidos, que se aderem e formam massas compactas.
Tim Davies, chefe de Operações de Resíduos para o Norte de Londres na Águas do Tâmisa, fez um apelo à população:
“Neste Natal, manter gordura, óleos, molhos e cremes fora das pias e descartar apenas xixi, cocô e papel higiênico é uma ação simples que pode ajudar a prevenir inundações, poluição e milhões de libras em custos evitáveis. A remoção da gordura pode levar semanas”.
*Com informações de CNN Brasil






