Iate de luxo naufraga na Itália após tornado: Bilionário está desaparecido

Último registro do veleiro de luxo que naufragou na costa de Palermo, no sul da Itália, ao ser atingido por um tornado, em 19 de agosto de 2024 (Foto: Divulgação/ Fabio La Bianca).
Na manhã desta segunda-feira (19/8), um tornado atingiu um iate que navegava na costa da Sicília, na Itália. O barco acabou naufragando: Uma pessoa morreu e outras seis ficaram desaparecidas, segundo a Guarda Costeira italiana.
O fenômeno que atingiu o iate é considerado extremamente raro. Mas, nos últimos dias, tempestades e chuvas pesadas atingiram várias regiões da Itália, causando inundações e deslizamentos de terra. Em paralelo, a Sicilia também registrou recorde de calor neste fim de semana desde o início do verão no Hemisfério Norte, em junho.
O barco, um veleiro de luxo com bandeira do Reino Unido batizado de Bayesian, tinha 22 pessoas a bordo. Na noite de domingo (18), o veleiro estava atracado na costa de Palermo, capital da Sicília. A embarcação navegava no início da manhã pela costa, quando foi atingida por uma forte tempestade, também de acordo com a Guarda Costeira.
Segundo testemunhas, o iate chegou a virar.
Leia mais:
VÍDEO: Iate de Steve Jobs bate em embarcação de bilionário mexicano
Na Grécia, iate afunda após tripulante deixar porta aberta
Até a última atualização desta matéria, as equipes de resgate ainda buscam desaparecidos, todos turistas do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Canadá. Segundo a Guarda Costeira, o bilionário Mike Lynch, empresário britânico do ramo da tecnologia e conhecido como “o Bill Gates do Reino Unido”, é um dos desaparecidos. A esposa de Lynch, Angela Bacares, foi resgatada.

Pelo horário, a maioria dos passageiros e tripulantes estava dormindo quando o tornado fez o iate virar. 15 pessoas foram resgatadas, incluindo uma criança de um ano.
Segundo as equipes de resgate, o barco foi encontrado a uma profundidade de 49 metros. Promotores na cidade de Termini Imerese, vizinha a Palermo, abriram uma investigação para apurar as causas do naufrágio.
A embarcação foi construída em 2008 pela fabricante Perini. De acordo com a fabricante, o iate tinha seis suítes e capacidade para acomodar até 12 hóspedes, além de uma tripulação de dez pessoas. A embarcação já ganhou uma série de prêmios por seu design e era visto como referência na decoração de interiores de iate.
