Na madrugada deste domingo (15), um novo terremoto de magnitude 6,3 abalou a cidade de Herat, na região noroeste do Afeganistão, onde já ocorreram dois outros terremotos desde o início de outubro, conforme relatado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O epicentro do terremoto estava a 33 quilômetros de Herat, na província ocidental de mesmo nome, onde aproximadamente mil pessoas morreram devido aos tremores recentes.
No dia 07 de outubro, um terremoto de magnitude 6,3 e oito tremores secundários sacudiram a região, causando a destruição de fileiras de casas rurais e ferindo centenas de pessoas. Poucos dias depois, em meio ao terror de milhares de residentes desabrigados e aos esforços voluntários em busca de sobreviventes, um novo terremoto, com a mesma intensidade, resultou na morte de uma pessoa e deixou outras 130 feridas.
Leia mais:
Afeganistão é atingido pelo segundo terremoto no intervalo de três dias
Terremoto no Afeganistão mata 14 pessoas e deixa 78 feridos
A Unicef (Fundo de Emergência Internacional para Crianças das Nações Unidas) relata que mais de 90% das vítimas dos terremotos eram mulheres e crianças, afetando mais de 12 mil pessoas. O Afeganistão enfrenta uma crise humanitária agravada pela retirada da ajuda externa após o retorno dos talibãs ao poder em 2021.