O sindicato dos atores de Hollywood anunciou nesta quarta-feira (8) que chegou a um acordo com a aliança de produtores, a AMPTP. Com isso, o grupo confirmou o fim da greve da categoria, que se arrasta há 118 dias.
O sindicato aprovou de forma unânime a oferta feita pela AMPTP. A paralisação será encerrada na quinta-feira (9), às 0h01 do horário de Los Angeles, ou 5h01 de Brasília. Os artistas estavam em greve desde o último dia 13 de julho.
Leia mais:
VÍDEO: Após invadir jogo, gambá é capturado e fica “zangado”
Papa diz que pessoas trans poderão receber batismo
Detalhes do acordo firmado entre os dois grupos não foram divulgados, a expectativa é que venha a público na sexta-feira (10). O acordo prevê aumentos de 7% nos salários dos atores, dois pontos percentuais acima do previsto nas negociações entre a AMPTP e os sindicatos dos diretores e roteiristas. O documento também prevê proteções legais aos artistas contra o uso de suas imagens por inteligência artificial.
As conversas envolveram algum dos principais executivos da indústria, incluindo os CEOs da Disney, Bob Iger, da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, e da Netflix, Ted Sarandos. A greve dos atores, em conjunto com a dos roteiristas, trouxe danos financeiros fortes à indústria. Segundo o Milken Institut, a economia do estado da Califórnia sofreu um baque de US$ 6 bilhões — o equivalente a R$ 29 bilhões. A produção audiovisual na região também derreteu 41% durante o último trimestre, já que boa parte da produção de filmes e séries precisou ser congelada.