O Google anunciou nesta quinta, 13, o lançamento do Bard, concorrente da empresa para o ChatGPT, em mais de 50 países, incluindo o Brasil e nações da União Europeia. O lançamento na UE tinha sido evitado até agora devido a questões regulatórias.
O Google tinha originalmente apresentado o Bard em fevereiro, como resposta à ferramenta de Inteligência Artificial (IA) ChatGPT, software desenvolvido pela OpenAI e financiado em grande parte pela Microsoft.
Em comunicado divulgado no blog do Google, a empresa afirma:
“O Bard está disponível na maioria dos países do mundo e nos idiomas mais falados”.
Leia mais:
Após críticas, Musk aumenta limite de leitura de posts diários no Twitter
Inteligência artificial será usada para completar canção inédita dos Beatles
O Bard era uma ferramenta trilíngue (inglês, japonês e coreano) e a partir de agora poderá se expressar em quase 40 idiomas, como português, árabe, alemão, chinês, espanhol, francês e hindi, segundo o Google. A IA é baseada no modelo de linguagem PaLM 2 e funciona de forma bastante similar ao ChatGPT.
Também poderá comunicar suas respostas oralmente, adaptar o estilo das respostas para a linguagem informal ou profissional ou extrair informações a partir de uma imagem.
É possível pedir ao Bard para organizar informações em uma planilha, com possibilidade de exportá-la para o Google Planilhas. É possível também resumir artigos longos, criar roteiros de viagem, montar rotinas de estudos, otimizar códigos de programação para Python e mais.