A semana do velório do papa Francisco deve finalizar no próximo sábado (26/4), com o funeral, na presença de inúmeros líderes mundiais. Entre os convidados estão os presidentes do Brasil, Argentina e Estados Unidos da América. O papa Francisco morreu aos 88 anos, na madrugada de segunda-feira (21/4).
Lula e Janja
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que viajará com a primeira-dama, Janja da Silva, para a cerimônia.

Javier Milei
Mesmo após inúmeras desavenças com o papa, Javier Milei, presidente da Argentina, país de origem de Francisco, afirmou que comparecerá ao funeral de Francisco.

Leia também:
Papa Francisco: Veja quem foram os 9 antecessores do pontífice na liderança do Vaticano
Donald Trump e outros líderes mundiais prestam homenagens após morte do Papa Francisco ao 88 anos
Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump também confirmou a presença. “Melania e eu iremos ao funeral do papa Francisco, em Roma. Estamos ansiosos para estar lá”, escreveu Trump no X.

Os presidentes da França, Emmanuel Macron, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também confirmaram presença.
Vladimir Putin
O presidente russo, Vladimir Putin, não irá ao funeral. Dmitry Peskov, porta-voz do governo, disse aos jornalistas que “o presidente não tem planos” de viajar à Cidade do Vaticano.

A morte do papa Francisco
O primeiro pontífice latino-americano, Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos, nesta segunda-feira (21/04), em Roma. A informação foi divulgada pelo Vaticano, mas a causa da morte não foi informada.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.

A última aparição pública do pontífice ocorreu neste domingo (20/04) durante a Missa de Páscoa. Ele não celebrou a missa, mas apareceu na varanda da galeria sobre a entrada da basílica.

Sua homilia pascal foi lida pelo Cardeal Angelo Comastri, arcipreste aposentado da Basílica de São Pedro.
Saúde debilitada
O pontífice ficou internado por 40 dias e estava se recuperando de uma pneumonia nos dois pulmões. O estado de saúde dele foi considerado pelo Vaticano como “complexo”.
