
Fumaça branca: novo Papa é eleito no conclave
A fumaça branca que emergiu da chaminé da Capela Sistina às 18h08 (horário local) desta quinta-feira (8/5) sinalizou ao mundo que a Igreja Católica tem um novo Papa. Após rodadas de votação, os 133 cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso sobre o sucessor de Francisco.
A eleição ocorreu no segundo dia do conclave, depois de duas sessões de votação na manhã e na tarde. O tradicional sinal da escolha de um novo pontífice, foi acompanhada pelo repicar dos sinos da Basílica de São Pedro, enquanto milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro celebravam o anúncio.

O nome será anunciado oficialmente pelo cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, que proclamará o tradicional “Habemus Papam” da varanda central da Basílica de São Pedro. Em seguida, o pontífice aparecerá para saudar os fiéis e conceder sua primeira bênção “Urbi et Orbi”.
A identidade do eleito permanece em sigilo até o anúncio oficial. Entre os cardeais considerados favoritos estavam Pietro Parolin, Luis Antonio Tagle, Pierbattista Pizzaballa, Matteo Zuppi e Peter Erdö.
Veja a fumaça branca:
Ver essa foto no Instagram
Eleição do Papa
O processo de eleição é regido pela Constituição Apostólica “Universi Dominici Gregis”, que estabelece que um candidato deve receber pelo menos dois terços dos votos para ser eleito.
Com 133 cardeais votantes, o novo líder católico precisou de, no mínimo, 89 votos para ser escolhido.
Este conclave é o primeiro desde a eleição de Francisco em 2013 e ocorre após o falecimento de Francisco em 21 de abril de 2025.
Leia mais:
CONCLAVE: 2º dia começa com fumaça preta e indefinição no Vaticano
Arcebispo de Manaus entra na lista de papáveis para substituir Francisco, diz site