Não foi fácil a vida do Fluminense em sua estreia no Mundial de Clubes FIFA 2023, mas o clube brasileiro resistiu a pressão do Al Ahly, do Egito, para conquistar a vitória por 2 a 0. Com o resultado, o tricolor garantiu uma vaga na grande final da competição em sua primeira participação na história.
Em um jogo disputado, o clube comandado por Fernando Diniz enfrentou os atuais campeões da África. Já habituado a disputar mundiais – esta é a nona participação do Al Ahly no torneio – a equipe egípcia até assustou com lances perigosos, mas a noite era tricolor.
NÓS SOMOS FINALISTAS ❤️💚 pic.twitter.com/6QID9HCc30
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) December 18, 2023
Durante o primeiro tempo, a defesa do Fluminense foi bastante exigida. Ao todo, foram 13 tentativas de finalização contra o gol de Fábio, que fez defesas importantes. Apesar da pressão, o Fluminense também criou chances perigosas, em especial com o colombiano Arias, que acertou a trave duas vezes. A equipe carioca também manteve o domínio da bola durante maior parte do primeiro tempo.
Na segunda etapa, o tricolor voltou disposto a dominar o jogo. Com bastante movimentação, o Fluminense conseguiu ir tirando os espaços do Al Ahly, que se viu preso na parte defensiva do campo. A mudança de postura surtiu efeitos e, em jogada pela lateral, Marcelo dribla Percy Tau, que comete penâlti. Na cobrança, Arias marca e abre o placar.
Na reta final do segundo tempo, a estrela de John Kennedy brilhou. O atacante recebeu de Martinelli, bateu no canto e cravou a vitória por 2 a 0.
Agora, o Fluminense vai para final do Mundial de Clubes, marcada para a próxima sexta-feira (22/12), às 15h (horário de Brasília), novamente no estádio Joia do Rei, em Jedá, para enfrentar o vencedor de Urawa Reds e Manchester City.