Mosab Hasan Houssef, filho de um dos fundadores do Hamas, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cometeu um erro ao comparar Israel e o Hamas. A declaração foi dada em uma entrevista à CNN nesta segunda-feira (27/11) onde Houssef relembrou uma declaração do presidente brasileiro.
“Como você pode fazer essa comparação? Você é o presidente de uma nação de 200 milhões de pessoas, você tem responsabilidades e não pode agir emocionalmente como uma ovelha na rua. Você está em uma posição de liderança”.
Leia mais:
Suspeito de atirar contra estudantes palestinos nos EUA é preso
Ataques em Serra Leoa deixam 20 mortos e quase 2 mil presos foragidos
Lula afirmou no início de novembro que:
“As soluções de Israel são tão graves quanto foram as do Hamas, porque eles estão matando inocentes sem critério nenhum. Joga bomba onde tem criança, onde tem hospital, a pretexto de que um terrorista está lá. Não tem explicação”, afirmou Lula.
Assessores do presidente ressaltaram que ele não quis comparar Hamas com Israel, e sim o sofrimento dos civis de ambos os lado e a soltura dos reféns israelenses, o fim dos bombardeios e um cessar-fogo.
Houssef é filho do xeique Hassan Yousef, um dos criadores do Hamas, e era o herdeiro político do pai. Depois de passar por uma prisão israelense, tornou-se espião do Shin Bet, a polícia secreta israelense, por 10 anos e era conhecido como o “príncipe verde”. Hoje vive nos Estados Unidos.