25.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

“Estou em choque”, diz Fernanda Torres sobre polêmicas do Oscar

Publicado em:

- Anúncio -

A atriz Fernanda Torres cedeu uma entrevista para a Vogue, onde comentou sobre as polêmicas envolvendo as campanhas do Oscar 2025 na internet, que envolvem Karla Sofía Gascón, e até mesmo no caso em que ela fez “blackface” em 2008 no Fantástico.

Imagem: Reprodução da Internet
Imagem: Reprodução da Internet

“É uma nova forma, com a violência e poder da internet. O Brasil é muito, muito forte na internet. Artistas no Brasil tiveram que aprender a navegar essa coisa louca nos últimos 10 anos. Artistas foram alvo de fake news, de agressividade. Ao mesmo tempo, a internet é maravilhosa para artistas independentes como eu, me permitindo lançar minhas peças e meus livros”, explicou Fernanda sobre como as controvérsias afetam a campanha.

“Estou em choque com o que aconteceu. É triste, é muito chocante. Mas sou completamente contra a cultura de ódio na internet. Fui alvo, e sempre lutei contra”, finalizou a atriz, se referindo as demais polêmicas que envolvem Karla Sofía Gascón e suas publicações no X (antigo Twitter).


Leia também:

“Ainda estou aqui” tem melhor avaliação entre as produções da mesma categoria no Oscar

“Ainda Estou Aqui” conquista feito inédito para o Brasil no Oscar; relembre os outros 15 filmes nacionais que já concorreram


A polêmica de Karla Sofía

Publicações antigas da protagonista do filme “Emilia Perez”, indicado a 13 categorias no Oscar 2025, viralizaram nas redes sociais. O motivo: falas racistas, xenofóbicas e preconceituosas, postadas pela atriz nas redes sociais.

Veja algumas publicações feitas por Karla Sofía

Islamismo

Em 22 de setembro de 2020, Karla incluiu a fotografia de uma família muçulmana sentada à mesa de um restaurante. Na imagem, é possível ver uma mulher usando uma burca, ela escreveu o seguinte:

“O Islã é maravilhoso, sem nenhum machismo. A mulher é respeitada, e quando ela é muito respeitada é deixada com um quadradinho no rosto para que os olhos e a boca fiquem visíveis, mas só se ela se comportar. Ainda que elas se vistam assim por gosto próprio. Que ASCO MAIS PROFUNDO DA HUMANIDADE”.

Academia deixa de seguir Karla Sofía Gascón no Instagram após polêmicas; entenda
(Foto: Reprodução/X)

Em novembro do mesmo ano Karla Sofía Gascón publicou:

“Desculpe, é impressão minha ou há cada vez mais muçulmanos na Espanha? Cada vez que vou buscar minha filha no colégio, há mais mulheres com o cabelo coberto e com a saia até os pés. Se continuar assim, no ano que vem, em vez de inglês, a escola vai ter de dar árabe… e um cordeiro”.

Academia deixa de seguir Karla Sofía Gascón no Instagram após polêmicas; entenda
(Foto: Reprodução/X)

Em uma postagem feita no X em 19 de maio de 2021, a atriz escreveu:

“Quantas vezes a história terá de expulsar os mouros da Espanha… ainda assim não nos demos conta do que significa essa ameaça às civilizações que constantemente ataca a liberdade e a coerência do indivíduo. Não se trata de racismo, se trata do Islã”.

Covid-19

Em uma postagem de 19 de agosto de 2020, durante a pandemia de covid-19, Sofía Gascón faz comentários polêmicos sobre a vacina contra o vírus fabricada na China. Suas mensagens foram consideradas xenofóbicas.

“A vacina chinesa, além do chip obrigatório, vem com 2 rolinhos primavera, um gato que balança a mão, 2 flores de plástico, uma lanterna pop-up, 3 linhas de telefone e 1 euro para a sua 1ª compra controlada”, escreveu.

Em 25 de fevereiro de 2020, ela faz novas críticas contra a China, minimizando a pandemia de coronavírus.

“Tantos cientistas no mundo fabricando bombas, tanto erudito construindo objetos para o espaço, tantas fábricas de medicamentos e não há ninguém para inventar uma merda chinesa. No final, um tremendo show para uma nova variante de gripe, aviária ou coronavírus”.

George Floyd

Karla  publicou uma thread (sequência de posts no X sobre um mesmo assunto) sobre o caso George Floyd, morto por asfixia por um policial em Minneapolis (EUA). O assassinato provocou protestos no país e no mundo.

Eu realmente acho que poucas pessoas ao mesmo se importam com o George Floyd, um vigarista viciado em drogas, mas a sua morte serviu para demonstrar mais uma vez que há pessoas que ainda consideram pessoas negras como macacos sem direitos e consideram policiais como assassinos. Eles estão errados”, escreveu.

Academia deixa de seguir Karla Sofía Gascón no Instagram após polêmicas; entenda
(Foto: Reprodução/X)

Em seguida, Sofía Gascón acrescentou:

“Muitas coisas para refletir sobre o comportamento da nossa espécie toda vez que um evento ocorre. Talvez não seja mais uma questão de racismo, mas uma questão de classes sociais que se sentem ameaçadas umas pelas outras. Talvez essa seja a única diferença real”.

Diversidade no Oscar

“Cada vez mais os #Oscars estão parecendo uma cerimônia para filmes independentes e de protesto, eu não sabia que estava assistindo a um festival afro-coreano, um protesto do Black Lives Matter ou do 8M. À parte disso, que gala mais feia”, escreveu a atriz sobre a premiação de 2021.

Em 2021, o longa “Nomadland”, que conta a história de uma mulher de 60 anos que perde tudo durante a Grande Recessão, ganhou a estatueta de Melhor Filme.

Em seu comentário, ela fez referência aos protestos antirracistas Black Lives Matter (“Vidas Negras Importam”), suscitados após a morte de George Floyd nos EUA e às manifestações pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

Academia deixa de seguir Karla Sofía Gascón no Instagram após polêmicas; entenda
(Foto: Reprodução/X)

Karla Sofía Gascón faz história no Oscar 2025

Apesar das polêmicas, Karla Sofía Gascón se tornou a primeira atriz trans a concorrer ao Oscar de Melhor Atriz. Emilia Pérez, um musical francês ambientado no México, enfrenta críticas pela falta de representatividade mexicana na equipe e no elenco, além de ter sido majoritariamente filmado na França.

A ausência de Gascón na lista de seguidos da The Academy no Instagram gerou especulações sobre uma possível resposta da organização às controvérsias. Até o fechamento desta matéria, a Academia seguia Fernanda Torres, Demi Moore e Cynthia Erivo. Mikey Madison, protagonista de Anora, não possui conta na rede social.

A premiação do Oscar 2025 acontece em 10 de março, e a polêmica pode impactar a recepção de Emilia Pérez e sua protagonista. Resta saber se a Academia fará algum pronunciamento ou se a atriz conseguirá superar as críticas.

*Com informações de CNN e Poder360

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
- Anúncio -