Após o apagão em vários países da Europa, incluindo Portugal, Espanha e Itália no início da manhã desta segunda-feira (28/4), o aeroporto de Lisboa foi fechado e todos os voos cancelados, segundo informações da imprensa local.
Apagão na Europa
Nas redes sociais, moradores de diversas cidades portuguesas, entre elas Lisboa, relataram o apagão.

Na Espanha, há registros de falta de luz em cidades como Madrid e Barcelona.
Aeroportos e metrôs inteiros pararam nas principais cidades. O Aeroporto de Barajas, em Madri, continua sem energia e o metrô de Valência anunciou a suspensão de todos os serviços.

A Red Eléctrica, rede elétrica espanhola, divulgou dados que mostram uma queda enorme em questão de segundos. Cidades inteiras, incluindo Sevilha, Barcelona e Pamplona, também continuam afetadas. Segundo a empresa, há planos para restaurar o fornecimento, com “todos os recursos dedicados à solução” da interrupção.
O número de pessoas afetadas não está claro.
Leia também:
Apagão em Manaus: Amazonas Energia é notificada por Procon municipal e estadual
Motivo do apagão
Em Portugal, as autoridades acreditam que o apagão na Europa possa ter sido provocado por um ciberataque. Para acompanhar a situação, o governo português criou um grupo de trabalho.
“Terá sido, aparentemente, um problema na rede de transporte, cuja razão ainda está a ser identificada, aparentemente, em Espanha”, afirmou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, segundo o jornal português, Correio da Manhã.