O aumento de casos de covid, gripe sazonal e outras doenças respiratórias nos Estados Unidos fez com que autoridades de saúde restabelecessem a obrigatoriedade do uso de máscaras entre pacientes e profissionais, nas unidades de saúde de Nova York, Califórnia, Illinois e Massachusetts.
Em entrevista ao canal de TV americano, o comissário de saúde da cidade de Nova York, Dr. Ashwin Vasan, disse que as exigências de máscara foram retomadas em todos os 11 hospitais públicos da cidade, 30 centros de saúde e cinco instalações de cuidados de longa permanência, como lares de idosos.
Leia mais:
Hackers russos invadiram sistema de telecomunicações da Ucrânia, afirma Segurança Nacional ucraniana
“O que não queremos é falta de pessoal, certo? Quando vimos a onda ômicron em 2022, os maiores problemas não eram apenas as pessoas adoecendo, mas também o fato de termos muitos profissionais de saúde na linha de frente, eles estavam fora com COVID”, relatou Vasan.
Segundo as informações mais recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) a cidade enfrenta um índice muito alto de gripe.
“Minha mensagem aos nova-iorquinos é que não é inevitável que você seja vítima disso”, acrescentou, referindo-se a muitas doenças respiratórias.
“Existem ferramentas e estratégias que podemos adotar para manter a nós mesmos e nossas famílias seguros”, concluiu Vasan.
Os dados governamentais mostraram que houve mais de 29.000 hospitalizações por covid nos EUA entre 17 e 23 de dezembro, um aumento de mais de 16% em relação à semana anterior. O CDC também relatou mais de 14.700 hospitalizações por gripe no mesmo período.
*com informações Reuters