As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Empresas dos EUA vão administrar petróleo da Venezuela, diz Trump

A declaração foi feita após o anúncio de que o presidente venezuelano Nicolás Maduro teria sido capturado por forças dos EUA
03/01/26 às 16:34h
Empresas dos EUA vão administrar petróleo da Venezuela, diz Trump

(Foto: Reprodução/White House)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3/1) que pretende abrir o setor petrolífero da Venezuela para a atuação de grandes companhias norte-americanas, com investimentos bilionários para recuperar a infraestrutura e retomar a produção no país sul-americano. A declaração foi feita após o anúncio de que o presidente venezuelano Nicolás Maduro teria sido capturado por forças dos EUA durante uma operação militar.

Segundo Trump, as petroleiras dos EUA “vão entrar, gastar bilhões de dólares, consertar a infraestrutura petrolífera em péssimo estado e começar a gerar lucro para o país”. Ele também acusou governos venezuelanos de terem se apropriado de uma indústria construída com recursos e conhecimento norte-americanos, classificando o episódio como um grande “roubo” contra os EUA.

“Nossas gigantescas companhias petrolíferas dos Estados Unidos, as maiores do mundo, vão entrar, gastar bilhões de dólares, consertar a infraestrutura petrolífera que está em péssimo estado e começar a gerar lucro para o país”, disse.


Leia mais

Donald Trump confirma que exército americano atacou território na Venezuela

Gaby Spanic comemora prisão de Nicolás Maduro após intervenção dos EUA


Ainda de acordo com informações divulgadas por autoridades norte-americanas e reportagens da imprensa internacional, Maduro e a esposa, Cilia Flores, foram retirados da Venezuela por via aérea e estariam sendo levados a Nova York, onde devem responder a acusações relacionadas a narcoterrorismo e outros crimes em tribunal federal.

Analistas do setor alertam, no entanto, que uma eventual recuperação da indústria venezuelana pode levar anos e exigir dezenas de bilhões de dólares, devido ao nível de deterioração de instalações e da capacidade produtiva. Além disso, permanece a incerteza sobre como ficariam as sanções e restrições que ainda atingem o petróleo venezuelano, o que pode influenciar o ritmo e o formato de qualquer investimento estrangeiro.