Os Estados Unidos enviaram o porta-aviões de propulsão nuclear “USS Nimitz” ao Oriente Médio nesta segunda-feira (16/6), durante os conflitos entre Israel e Irã, no último fim de semana. A informação foi divulgada pelo site Marine Traffic, que monitora embarcações militares ao redor do mundo.
Mudança de rota
A embarcação estava posicionada no sul do mar da China e alterou a rota para o Oriente Médio, cancelando uma escala programada no Vietnã. Além disso, mais de 30 aviões-tanque da Força Aérea dos Estados Unidos, decolaram de bases norte-americanas em direção ao leste, atravessando o Oceano Atlântico.
Com a chegada do USS Nimitz, sobe para dois o número de porta-aviões norte-americanos na região. O USS Harry S. Truman já se encontra no Oriente Médio desde maio.
EUA negam envolvimento no conflito
Autoridades norte-americanas classificaram parte dessas movimentações como “rotineiras” ou relacionadas a exercícios da “Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)” na Europa. O Departamento de Estado dos EUA negou qualquer envolvimento direto do país nos recentes “ataques aéreos israelenses contra alvos no Irã”, reforçando que o apoio a Israel permanece restrito a medidas de “autodefesa”.
Leia também:
Comitiva de políticos brasileiros deixa Israel e chega à Jordânia, em meio a bombardeios
VÍDEO: Naufrágio de canoa durante temporal deixa dois mortos no Amazonas
Trump sobre apoio ao Irã
Na última semana, Trump declarou que, dependendo da escalada, “os Estados Unidos poderiam se envolver de forma mais direta” no conflito. A declaração gerou preocupação entre aliados ocidentais e aumentou a atenção internacional sobre a instabilidade na região.
*Com informações do Metrópoles.