O Ministério do Interior da Espanha vai investigar a atitude de policiais de Madrid que foram filmados espancando imigrantes negros. O vídeo foi divulgado na última sexta (29/03).
A gravação, que viralizou nos últimos dias, mostra policiais espanhóis empurrando, enforcando e batendo em dois imigrantes negros com cassetetes.
A corporação afirmou que foi acionada para intervir em uma briga entre quatro pessoas, estando envolvidos os dois homens que aparecem no vídeo. Os policiais prenderam os imigrantes e teriam encontrado droga com um deles, embora não tenham sido especificadas a quantidade e a substância.
Leia mais:
Suíça: avalanche em Zermatt causa três mortes; buscas foram interrompidas
Após deixar a prisão, Daniel Alves comparece pela 1ª ao tribunal, na Espanha
O Ministério do Interior da Espanha anunciou a abertura de uma investigação contra os policiais, que será realizada pelo Gabinete Nacional de Garantia dos Direitos Humanos, segundo o jornal El País.
Em nota à imprensa, a Polícia espanhola afirmou que seus agentes foram agredidos e que as redes sociais têm praticado uma “caça injusta” à corporação. “Todo o coletivo policial está sendo acusado de atuações gravíssimas, muitas delas delitivas”, publicaram.
A repercussão do vídeo levou os espanhóis às ruas para protestar contra a violência policial e o racismo. No último sábado (30/03), centenas de pessoas foram ao bairro de Lavapiés, em Madrid, e criticaram o que chamaram de “violência policial cotidiana e sistemática” orientada por “lógicas e dispositivos racistas”.
No a la violencia institucional. No al racismo. Lavapiés Domingo de Resurrección 2024 pic.twitter.com/KFnEUzudis
— Dragones de Lavapies (@dragoneslvpies) March 31, 2024