A equipe de Alexei Navalny, opositor do governo da Rússia que morreu na última sexta-feira (16/02), passou a oferecer uma recompensa por detalhes sobre a morte dele na prisão. Informações “valiosas e completas” podem ser recompensadas em 100 mil euros.
O denunciante pode solicitar, também, apoio para deixar a Rússia, caso deseje. Inicialmente, o valor oferecido foi 20 mil euros e depois passou a 50 mil. Segundo o diretor da Fundação Anticorrupção de Alexei Navalny, Ivan Jdanov, o valor aumentou porque “várias pessoas” o procuraram “dispostas a apoiar a ideia de uma recompensa“.
Leia mais:
Alexei Navalny, principal opositor de Putin, morre na prisão
VÍDEO: Ucrânia diz ter derrubado aeronave militar russa milionária
VÍDEO: Mega engavetamento com mais de 100 carros deixa feridos na China
A publicação de ativistas e opositores faz um apelo às forças de segurança. “Aos militares, policiais, funcionários do FSB, à Comissão de Investigação e ao Ministério Público“, diz um post no X.
“Não importa qual é o seu estatuto ou se partilha as opiniões políticas de Alexei Navalni Existem princípios universais básicos: não se pode zombar de uma mãe e chantageá-la com o corpo do filho assassinado. Você não pode e não deve apoiar isso. Mostre humanidade, demonstre simpatia pela mãe que perdeu o filho. Não apoie a crueldade absolutamente infernal e os crimes imorais de Putin”, diz o apelo.
Обращение к силовикам. И вознаграждение
Видео: https://t.co/9v6ucT0E6F
Обращение к военным, полицейским, сотрудникам ФСБ, Следственного комитета и прокуратуры.
Не имеет значения, какой у вас статус и разделяете ли вы политические взгляды Алексея Навального. Есть базовые… pic.twitter.com/23JdcmFCWH
— Навальный LIVE (@navalnylive) February 23, 2024