As Forças Armadas do Equador informaram nesta quarta-feira (10/11) que cinco supostos criminosos morreram, 28 fugitivos foram recapturados, 41 reféns foram resgatados e 329 pessoas consideradas terroristas pelo governo foram detidas, segundo o almirante Jaime Vela, chefe do Comando Conjunto da corporação.
Ainda foram capturados 61 armas, 24 explosivos, 230kg de drogas, 195 veículos roubados e outras embarcações e equipamentos de comunicação, completaram a informação em coletiva.
Leia mais:
Saiba quem é “Fito”, o homem que instalou o caos no Equador
VÍDEO: Três corpos são encontrados carbonizados dentro de carro no Equador
Os “terroristas” pertenciam a três grupos criminosos designados como grupos terroristas no decreto presidencial: Os Tiguerones, Lobos e Choneros.
Vela não forneceu mais informações sobre como os 329 detidos estariam ligados a essas gangues.
Um líder
Conforme as informações das autoridades equatorianas, um líder “criminoso” da gangue Los Lobos foi preso durante uma operação em Ibarra, no norte do país, mostraram imagens divulgadas na quarta-feira (10/1).
Em uma postagem no X, as autoridades disseram que uma arma e dinamite foram encontradas na casa do criminoso.
O presidente do Equador, Daniel Noboa, disse na quarta-feira (10) que o país estava “em estado de guerra” com gangues criminosas, que mantêm agentes penitenciários e outros funcionários reféns, em meio a um aumento dramático da violência no país nos últimos dias.
*com informações CNN