A agência de monitoramento de terremotos de Taiwan apontou grau de 7,2 de magnitude no terremoto que atingiu a Ilha, na noite desta terça-feira (02/04) – manhã de quarta-feira (3), no horário local. A televisão local mostrou edifícios na cidade de Hualien, no leste do país, desmoronando.
O Serviço Geológico dos EUA estimou que o terremoto teve 7,5 de magnitude. O fenômeno, sentido por toda a ilha de Taiwan, provocou desabamento de edifícios e alerta de tsunami de até 3 metros para o Japão e para as Filipinas, segundo as autoridades locais.
Um prédio de cinco andares na cidade de Hualien, aparece nas imagens fortemente danificado. O primeiro andar desabou e o restante da estrutura ficou inclinada em um ângulo de 45 graus. Nas estradas, os postes tremeram com a força do fenômeno.
Veja vídeo:
O serviço de trem foi suspenso em toda a ilha de 23 milhões de habitantes, assim como o serviço de metrô na capital Taipei. Nos edifícios mais antigos, azulejos descolaram das paredes e alguns complexos de escritórios mais recentes houve rachaduras nos prédios.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), um outro terremoto que ocorreu em seguida teve magnitude 6,5 e 11,8 quilômetros de profundidade.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico disse que não havia ameaça de tsunami no Havaí ou no território de Guam, no Pacífico dos EUA.
Acredita-se que o terremoto tenha sido o maior em Taiwan desde 1999, quando um terremoto de 7,6 graus, deixou 2.400 mortos e causou grandes danos. O país está localizado no “Anel de Fogo” do Pacífico, onde ocorre a maior parte dos terremotos do mundo.
As informações são do jornal The Guardian e das agências APNews, NHK e AFP.
Há informações, não confirmadas oficialmente, que pessoas ficaram isoladas em alguns edifícios à espera de resgate.