Neste sábado (6/4), o dono da rede social X (antigo Twitter), o empresário Elon Musk respondeu uma publicação feita momentos antes pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em tom de crítica, o bilionário americano questionou o porquê de “tanta censura no Brasil“.
Tudo começou quando Musk resgatou um post de 11 de janeiro do ministro Moraes, no qual e parabenizava o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, por assumir o cargo. Musk escreveu em inglês: “Why are you demanding so much censorship in Brasil?”: “Por que você está exigindo tanta censura no Brasil?”, em tradução livre.
Veja abaixo:
Parabéns ao Ministro Ricardo Lewandowski pelo novo e honroso cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. Magistrado exemplar, brilhante jurista, professor respeitado e, acima de tudo, uma pessoa com espírito público incomparável e preparada para esse novo desafio. Desejo…
— Alexandre de Moraes (@alexandre) January 11, 2024
Leia mais:
Alexandre de Moraes é vaiado durante cerimônia em homenagem a Michel Temer
TSE, AGU e PF assinam acordo contra fake news nas eleições: ‘Lavagem cerebral do mal’, diz Moraes
Mais tarde, Musk fez a seguinte postagem, indicando que poderia fechar o escritório brasileiro do X e cortar o acesso do país à rede social. Veja abaixo:
A X Corp também fez um post no qual fala que foi forçada a bloquear determinadas contas por questões judiciais e diz que não podem informar quais contas e que são ameaçados com multas diárias. E diz que o povo brasileiro tem o direito à libertade de expressão. Confira abaixo o post e, em seguida, o texto traduzido:
X Corp. has been forced by court decisions to block certain popular accounts in Brazil. We have informed those accounts that we have taken this action.
We do not know the reasons these blocking orders have been issued.
We do not know which posts are alleged to violate the…
— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) April 6, 2024
A X Corp. foi forçada por decisões judiciais a bloquear determinadas contas populares no Brasil. Informamos a essas contas que tomamos tais medidas.
Não sabemos os motivos pelos quais essas ordens de bloqueio foram emitidas.
Não sabemos quais postagens supostamente violaram a lei.
Estamos proibidos de informar qual tribunal ou juiz emitiu a ordem, ou em qual contexto.
Estamos proibidos de informar quais contas foram afetadas.
Somos ameaçados com multas diárias se não cumprirmos a ordem.
Não acreditamos que tais ordens estejam de acordo com o Marco Civil da Internet ou com a Constituição Federal do Brasil e contestaremos legalmente as ordens no que for possível.
O povo brasileiro, independentemente de suas crenças políticas, têm direito à liberdade de expressão, ao devido processo legal e à transparência por parte de suas próprias autoridades.
Musk e o X
Musk adquiriu o X em 2022 e, desde então, tem enfrentado polêmicas. Ele se descreve como um “absolutista da liberdade de expressão”. A plataforma reduziu as equipes de moderação de conteúdo. Desde então, usuários e especialistas apontam o crescimento do discurso de ódio e da desinformação.
Já Moraes têm atuado como figura-chave no combate a perfis na internet acusados de disseminação de conteúdo falso e de questionamento do sistema eleitoral brasileiro.
*Com informações de Metrópoles