O empresário Elon Musk defendeu, nesta sexta-feira (6/6), a criação de um novo partido político nos Estados Unidos. A declaração veio um dia após uma troca de farpas públicas entre o bilionário e o presidente Donald Trump, líder do Partido Republicano.
A proposta foi motivada por uma enquete que Musk publicou na plataforma X (antigo Twitter) na quinta-feira (5/6), perguntando aos seguidores se o país precisa de um novo grupo político. O resultado foi expressivo: 80,4% dos participantes votaram a favor, enquanto apenas 19,6% se posicionaram contra a ideia.
“O povo se pronunciou. Um novo partido político é necessário nos Estados Unidos para representar os 80% do centro!”, escreveu Musk em publicação na rede social. Em seguida, ele sugeriu um possível nome para a sigla: “Partido da América”.
Leia mais
“Abominação nojenta”, dispara Elon Musk sobre lei de impostos de Donald Trump
A movimentação ocorre em meio a um crescente desentendimento entre Musk e Trump. Nos últimos dias, os dois protagonizaram uma série de ataques mútuos, que se intensificaram após a saída de Musk de uma função no governo norte-americano.
O embate ganhou força após críticas de Musk a um projeto de lei defendido pelo presidente. O texto, que propõe reformas em impostos, cortes de gastos, políticas energéticas e medidas para a fronteira, vem sendo apontado por Musk como prejudicial à economia.
Em entrevista recente, o empresário afirmou estar “decepcionado” com a agenda da atual administração, destacando que a proposta pode aumentar o déficit orçamentário e comprometer o trabalho técnico de sua equipe enquanto atuava junto ao governo.