Nesta sexta (28/6), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comentou pela primeira vez as críticas que tem recebido após seu desempenho fraco no debate contra o ex-presidente Donald Trump, realizado pela rede de TV CNN, na noite de quinta (27/06).
Durante comício na Carolina do Norte, Biden disse:
“Eu sei que não sou um homem jovem. Não ando com tanta facilidade como antes, não falo com tanta fluidez como antes, não debato tão bem como antes, mas sei o que sei: sei dizer a verdade.
Eu sei como fazer este trabalho. Eu sei como fazer as coisas. Eu sei, como milhões de americanos sabem, que quando te derrubam, você se levanta”.
Veja abaixo:
Segundo pesquisa feita pela CNN, 67% dos eleitores acreditam que Trump venceu o debate, contra 33% de Biden.
O debate
O consenso é de que o republicano dominou o embate. A conversa de 1h30 foi marcada por ataques de Trump e Biden parecendo confuso. O presidente tem 81 anos e Trump é apenas três anos mais novo, mas demonstrou mais desenvoltura.
Foram abordados temas como a saúde dos candidatos, imigração, política externa e a economia do país. Leia aqui.
A repercussão
Depois da performance considerada “desastrosa” no debate, vários veículos de mídia dos EUA começaram a questionar se Biden não deveria desistir da candidatura. A convenção do Partido Democrata acontece em agosto, e os democratas teriam até esse momento para realizar a troca.
Colunistas do jornal The New York Times pediram que o atual candidato desistisse da reeleição. Além disso, veículos de imprensa citaram fontes do próprio Partido Democrata, que já estariam pensando em alternativas para substituir o atual presidente como candidato da sigla.
O “problema de idade” de Biden ficou muito pior, segundo a análise da CNN Internacional. O canal norte-americano apontou que o presidente não conseguiu afastar a maior preocupação dos seus eleitores sobre sua capacidade de continuar guiando o país.
No entanto, a vice-presidente Kamala Harris saiu em defesa de Biden: Em entrevistas após o debate, Kamala afirmou que não negaria que o começo do debate foi “devagar” para o atual presidente. Ela afirmou, porém, que Biden terminou bem.
Enquanto isso, os veículos de opinião também apontaram que Trump seguiu se apoiando em “fake news”. Mesmo assim, a imprensa criticou a falta de habilidade do democrata para contestar as alegações do republicano. Para muitos analistas, o desempenho de Trump “pareceu melhor” por causa dos problemas de Biden.
Com informações de UOL.