Aconteceu na tarde desta segunda (15/7) a Convenção Nacional do Partido Republicano, em Milwaukee, no estado norte-americano do Wisconsin. A convenção teve como o objetivo confirmar o nome de Donald Trump como candidato do partido à eleição presidencial deste ano, que será realizada em novembro.
Trump sobreviveu no último final de semana a uma tentativa de assassinato, durante comício na Pensilvânia. Ele recebeu um tiro de raspão na orelha direita, de um atirador que foi depois morto pelo Serviço Secreto. Um apoiador do ex-presidente também foi atingido e morreu, e outras duas pessoas ficaram feridas pelos disparos do atirador.
Espera-se que Trump discurse hoje, na convenção.
Leia mais:
Em primeira entrevista após atentado, Trump afirma: “Eu deveria estar morto”
Thomas Matthew Crooks: atirador que tentou matar Trump era eleitor republicano
No evento, o partido confirmou o nome do vice da chapa de Trump, o senador por Ohio, J. D. Vance. Em postagem nas redes sociais, o candidato republicano confirmou a indicação. Trump escreveu:
“Após longa deliberação e reflexão, e considerando os tremendos talentos de muitos outros, decidi que a pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador J.D. Vance, do grande estado de Ohio”.
Nascido em Middletown, no estado de Ohio, Vance, como destacou Trump no anúncio, serviu aos Fuzileiros Navais e se formou na Universidade do Estado de Ohio e na Escola de Direito de Yale. Ele também é autor do bestseller “Hillbilly Elegy”, pelo qual ganhou projeção. A obra chegou ao Brasil com o título “Era uma Vez um Sonho: A História de uma Família da Classe Operária e da Crise da Sociedade Americana”. O livro inspirou o filme “Era Uma Vez Um Sonho”, produzido pela Netflix e lançado em 2020. Vance tem 39 anos.
O atentado a Trump continua sob investigação pelo FBI.
*com informações do Metrópoles.