O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, parabenizou nesta quinta-feira (08/05) o cardeal americano Robert Francis Prevost por sua eleição como o novo papa, agora oficialmente intitulado Papa Leão XIV. Prevost é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos, um fato exaltado por Trump em sua rede social Truth Social.
“Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país”, declarou o presidente americano.

Trump também expressou entusiasmo com um futuro encontro com o pontífice:
“Aguardo ansiosamente o encontro com o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!”.
Saiba mais:
- Lula compara Trump a anarquistas e diz que democracia global está em risco
- Entenda como funciona o conclave, ritual da Igreja católica que vai eleger o novo papa
Escolha do novo papa
O anúncio oficial da eleição papal foi feito pelo Vaticano na tarde desta quinta-feira, por volta das 13h07 no horário de Brasília, quando a tradicional fumaça branca surgiu da chaminé da Capela Sistina, sinalizando que os cardeais chegaram a um consenso sobre o sucessor do Papa Francisco.

Robert Prevost, de 69 anos, nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, mas também possui cidadania peruana desde 2015, fruto de seu trabalho missionário no Peru durante a década de 1980. Essa vivência lhe rendeu fluência em espanhol e um forte vínculo com a Igreja Católica na América Latina, sendo considerado o “pastor de duas pátrias”.
