Donald Trump foi escolhido “Personalidade do Ano” pela revista Time, em capa que foi divulgada nesta quinta-feira (12/12). O reconhecimento celebra figuras que influenciaram o mundo de forma significativa nos últimos 12 meses.
Esta não é a primeira vez que Trump aparece na capa da Time com o título de “Personalidade do Ano”. Em 2016, ele recebeu o mesmo título após vencer a eleição presidencial dos Estados Unidos. Outros 13 presidentes norte-americanos já receberam o título, incluindo o atual presidente dos EUA, Joe Biden, e o ex-presidente Barack Obama.
A lista de finalistas para a “Personalidade do Ano” de 2024 foi anunciada na última segunda-feira (9) durante o programa “The Today Show”, da NBC. Além de Trump, também constavam entre os finalistas a vice-presidente Kamala Harris, Kate Middleton, o bilionário Elon Musk e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
Leia mais:
Trump indica bilionário que andou no espaço para chefiar a Nasa
O editor-chefe da Time, Sam Jacobs, afirmou no mesmo programa que Trump foi, “para o bem ou para o mal, quem teve a maior influência nas notícias em 2024”.
A “Personalidade do Ano” é uma das edições mais icônicas e aguardadas da revista Time. A iniciativa, que hoje é uma tradição anual, surgiu por acaso. Durante a semana do Ano Novo de 1928, os editores da Time tiveram dificuldades para encontrar uma figura de destaque para ocupar a capa em um período mais lento no universo das notícias. Como solução, eles decidiram destacar uma pessoa que tivesse exercido forte influência no ano anterior.
Em 2013, Trump criticou duramente a eleição da “Personalidade do Ano”, chamando-a de “uma piada e uma jogada de marketing de uma revista que, assim como a Newsweek, logo estará morta”. Porém, quando foi eleito em 2016 poucos anos depois, ele elogiou a revista. “É uma grande honra. Significa muito, especialmente para mim, que cresci lendo a revista Time. E, você sabe, é uma revista muito importante”, ele afirmou na época.
*Com informações de Metrópoles