Nos instantes finais do velório do Papa Francisco, nesta sexta-feira (25/4) na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o cardeal e arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, prestou uma homenagem comovente ao pontífice, falecido aos 88 anos acometido por um AVC e insuficiência cardíaca.
Em vídeo publicado no Instagram, Steiner destacou o compromisso do papa com a Amazônia e os povos da floresta, agradecendo por ter colocado a região no centro das discussões da Igreja.
Dom Leonardo Steiner faz homenagem ao papa Francisco em último dia de velório pic.twitter.com/BXfsjBEHQH
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 25, 2025
“Temos muito a agradecer ao Papa Francisco, por sempre trazer a Amazônia para a discussão, mas especialmente nos despertar para o cuidado e para com a Amazônia, não só a região amazônica, mas os povos que ali vivem, para as culturas, tudo isso nós somos muito gratos ao Papa Francisco”, afirmou o arcebispo.
Leia mais
Velório do Papa é encerrado; Lula e comitiva brasileira comparecem
O velório foi encerrado às 21h (16h em Brasília) com rito presidido pelo cardeal camerlengo Kevin Joseph Farrell, seguindo os protocolos do Ordo Exsequiarum Romani Pontificis. O caixão do pontífice foi lacrado após a leitura de uma escritura pelo mestre das celebrações litúrgicas, monsenhor Diego Ravelli.
A celebração contou com a presença de familiares e convidados do Departamento de Celebrações Litúrgicas. Neste sábado (26/4), às 10h (5h em Brasília), será realizada a Missa das Exéquias, dando início ao Novendiali, período de nove dias de luto.
Após a cerimônia, o caixão será levado à Basílica de Santa Maria Maggiore, onde ocorrerá o sepultamento, com a presença de pessoas em situação de vulnerabilidade, em mais um gesto simbólico do papa em vida.