Jonathan Glazer, diretor de ‘Zona de Interesse’ (2023), doou pôsteres autografados de seus longas-metragens ao leilão ‘Cinema for Gaza’. A iniciativa, realizada pela plataforma de captação de recursos Givergy, reuniu itens de diversos nomes da indústria do entretenimento para arrecadar dinheiro para a Medical Aid for Palestinians, entidade filantrópica responsável por oferecer ajuda médica em Gaza.
No total, Glazer e o produtor James Wilson doaram sete pôsteres da produção que ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional, além de uma seleção de pôsteres de seu outro filme, ‘Under the Skin’ (2014). Todos os materiais foram assinados pelo diretor Wilson e o compositor Mica Levi, resultando em uma oferta de 3.200 libras (cerca de R$20,4 mil).
Leia mais:
Taiwan: Ilha da Tartaruga perde “cabeça” após maior terremoto em 25 anos
Vidente revela “conexão espiritual” com princesa Diana: “há um escândalo por acontecer”
Posicionamento
Conforme repercutido pelo site da revista Rolling Stone Brasil, Glazer causou polêmica em seu discurso ao receber a estatueta na cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, por se posicionar sobre o conflito entre Israel e a Palestina.
“Nosso filme mostra onde a desumanização leva, ao seu pior. Moldou todo o nosso passado e presente. Neste momento, estamos aqui como homens que negam sua judaicidade e o Holocausto sendo sequestrado por uma ocupação que tem levado a conflitos para tantas pessoas inocentes. Sejam as vítimas de 7 de outubro em Israel ou o ataque contínuo a Gaza, todas as vítimas dessa desumanização — como resistimos?”, disse o cineasta na cerimônia de premiação.