Dinamarca amplia presença de tropas militares da Groelândia após novas ameaças de Donald Trump

(Foto: Divulgação/Ministério da Defesa da Dinamarca)
A Dinamarca anunciou que vai ampliar de forma significativa o número de tropas na Groenlândia a partir desta segunda-feira (19/1). Segundo um porta-voz das Forças Armadas dinamarquesas, soldados serão enviados ainda hoje para a ilha ártica, em meio ao aumento das tensões internacionais envolvendo o território.
De acordo com o comunicado, o reforço militar será direcionado ao município de Kangerlussuaq, no sudoeste da Groenlândia, região estratégica localizada dentro do Círculo Polar Ártico. O chefe do Exército Real Dinamarquês, major-general Peter Boysen, acompanhará o deslocamento das tropas.
Leia mais
Trump convida Lula, Milei e Erdogan para integrar “Conselho da Paz” para Gaza
A decisão ocorre em um contexto de pressão crescente do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre países europeus e autoridades locais para que a Groenlândia seja anexada ao território americano. No sábado (17/1), Trump anunciou a imposição de tarifas de 10% contra países europeus que enviaram tropas à ilha.
Nesta segunda-feira, o presidente norte-americano evitou confirmar se pretende recorrer ao uso de força militar para anexar a Groenlândia, mas reiterou que manterá o plano de taxação contra aliados europeus envolvidos na região.
*Com informações da CNN Brasil.






